Todas as coisas esquisitas que o Facebook sabe sobre você para vender anúncios

August 22, 2016

O Facebook sabe mais sobre a sua vida pessoal do que você imagina. Parte da operação de publicidade da companhia envolve monitorar os hábitos dos usuários, e isso inclui um monte de informação sobre o seu dia-a-dia e dos seus interesses gerais. Nós sempre soubemos que muitos dados eram coletados, mas não tínhamos detalhes. Isso mudou.

 

A rede social publicou um portal sobre anúncios segmentados com o objetivo de ajudar os anunciantes, e também atualizou as preferências de privacidade para facilitar a compreensão dos usuários. As ferramentas agora revelam 98 itens que o Facebook analisa para direcionar publicidade – não há nada muito grave, mas não deixa de causar um certo desconforto, afinal eles sabem coisas demais.

 

Existem vários dados óbvios, como a data do seu casamento, quando foi sua última viagem de férias ou o nascimento do filho. A maior parte dos dados são coletados a partir dos próprios posts dos usuários.

 

Mas tem também uma porção de coisas que não são enviadas voluntariamente, como por exemplo o número de linhas de crédito que você possui, se você é um investidor, no que você investe, se você usa cupons de desconto, entre outros.

 

Segundo o Facebook, essas informações super pessoais são coletadas de algumas formas. A primeira maneira é a mais óbvia: monitorando as atividades na rede, nos seus dispositivos e na sua localização.

 

A companhia também te monitora enquanto você navega por outros sites. Como explica o Washington Post, o Facebook sabe quando você acessa uma página que tenha o botão “Curtir” ou “Compartilhar”. Eles também oferecem aos sites uma ferramenta chamada Facebook Pixel, que permite monitorar as visitas de qualquer usuário da rede. 

 

Além disso, a rede social oferece opções de direcionamento de anúncios a partir de dados coletados por empresas como a Experian, Acxiom e Epsilon, que reúnem informações e constroem perfis de consumidores a partir de registros governamentais, pesquisas e fontes comerciais (como listas de assinantes de revistas).

 

A partir dessas informações, o Facebook começa a descobrir se você tem filhos, se é casado e se pretende comprar um carro. Então eles vendem você como um alvo para os anunciantes. Nem todas as suposições que eles fazem estão corretas, mas isso não importa muito. O Facebook construiu um império de US$ 355 bilhões se apoiando principalmente nessas informações.

 

Para ajustar suas preferências de anúncios – o que inclui barrar propagandas baseadas no uso de sites e aplicativos, ou anúncios em apps e sites fora do Facebook.

Abaixo seguem as 98 coisas que o Facebook sabe sobre você. (Washington Post)

  1. Localização

  2. Idade

  3. Geração

  4. Gênero

  5. Idioma

  6. Nível de ensino

  7. Campo de estudo

  8. Escola

  9. Afinidade étnica

  10. Renda e patrimônio líquido

  11. Propriedade imobiliária e tipo

  12. Valor do imóvel

  13. Tamanho do imóvel

  14. Metragem quadrada do imóvel

  15. Ano em que o imóvel foi construído

  16. Composição familiar

  17. Usuários que têm aniversários para comemorar em 30 dias

  18. Usuários que estão longe da família ou da cidade natal

  19. Usuários que são amigos de alguém que fará aniversário, que é recém-casado ou comprometido ou que se mudou recentemente

  20. Usuários que estão em relacionamento à distância

  21. Usuários em novos relacionamentos

  22. Usuários que entraram em novos empregos

  23. Usuários que acabaram de noivar

  24. Usuários recém-casados

  25. Usuários que se mudaram recentemente

  26. Usuários que farão aniversário em breve

  27. Usuários que têm filho(a)

  28. Futuros pais

  29. Mães, divididas por “tipo” (suburbana, moderna etc.)

  30. Usuários que têm maior propensão em se engajar em política

  31. Conservadores e liberais

  32. Status de relacionamento

  33. Empregador

  34. Indústria

  35. Cargo

  36. Tipo de escritório

  37. Interesses

  38. Usuários que possuem uma motocicleta

  39. Usuários que planejam comprar um carro (e qual tipo de carro/marca, e em quanto tempo)

  40. Usuários que compraram autopeças ou acessórios recentemente

  41. Usuários que podem precisar de autopeças ou serviços

  42. Estilo e marca do carro que dirige

  43. O ano em que o carro foi comprado

  44. O ano do carro

  45. Quanto dinheiro o usuário pretende gastar no próximo carro

  46. Onde o usuário pretende comprar o próximo carro

  47. Quantos empregados sua empresa tem

  48. Usuários que possuem um pequeno negócio

  49. Usuários que trabalham como gerentes ou executivos

  50. Usuários que fizeram doações para a caridade (dividida por tipo)

  51. Sistema operacional

  52. Usuários que jogam pelo celular ou tablet

  53. Usuários que jogam em consoles

  54. Usuários que já criaram um evento no Facebook

  55. Usuários que já usaram o Facebook Payments

  56. Usuários que gastaram mais do que a média com o Facebook Payments

  57. Usuários que administram uma página no Facebook

  58. Usuários que recentemente enviaram fotos para o Facebook

  59. Navegador web usado

  60. Serviço de e-mail

  61. Se adotam novas tecnologias rapidamente ou não

  62. Estrangeiros (divididos por país de onde vieram)

  63. Usuários que pertencem a uma companhia de crédito, banco nacional ou regional

  64. Usuários que investem (divididos por tipo de investimento)

  65. Número de linhas de crédito

  66. Usuários que são usuários frequentes de cartões de crédito

  67. Tipo de cartão de crédito

  68. Usuários que tem um cartão de débito

  69. Usuários que mantém um saldo em seu cartão de crédito

  70. Usuários que escutam rádio

  71. Preferências em programas de TV

  72. Usuários que utilizam um dispositivo móvel (divido por marca)

  73. Tipo de conexão com a internet

  74. Usuários que compraram um smartphone ou tablet recentemente

  75. Usuários que acessam a internet por um smartphone ou tablet

  76. Usuários que usam cupons de desconto

  77. Tipos de roupas que se costuma comprar

  78. Período do ano em que a família mais faz compras

  79. Usuários que são compradores “assíduos” de cervejas, vinhos ou outros tipos de bebidas alcoólicas

  80. Usuários que compram mantimentos (e quais tipos)

  81. Usuários que compram produtos de beleza

  82. Usuários que comprar medicamentos antialérgicos, contra gripe, dor ou outros tipos

  83. Usuários que gastam dinheiro com produtos para o lar

  84. Usuários que gastam dinheiro com produtos para animais de estimação, e quais tipos de animais

  85. Usuários cujas famílias fazem mais compras do que a média

  86. Usuários que tendem a fazer compras online (ou offline)

  87. Tipos de restaurantes que o usuário costuma frequentar

  88. Tipos de lojas em que o usuário costuma comprar

  89. Usuários que são “receptivos” a ofertas de empresas oferecendo seguros para automóveis, cursos superiores ou hipotecas e cartões e TV a cabo pré-pagas

  90. Há quanto tempo o usuário vive naquela casa

  91. Usuários que podem se mudar em breve

  92. Usuários interessados nas Olimpíadas, futebol, críquete ou no Ramadã

  93. Usuários que viajam frequentemente, por trabalho ou por lazer

  94. Usuários que precisam percorrer longas distâncias para ir ao trabalho

  95. Tipos de viagens de férias em que o usuário tende a ir

  96. Usuários que voltaram recentemente de uma viagem

  97. Usuários que recentemente utilizaram um aplicativo de viagens

  98. Usuários que têm propriedade compartilhada (timeshare)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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