Procon Estadual participa da formação e posse do Conselho Municipal do Consumidor e formaliza acordo com OAB/MS

June 27, 2019

 

A convite da Procon Municipal de Nova Andradina, o  superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, se encontra naquele município  onde participa de  reuniões e ministra palestras  com objetivo de  dinamizar as ações de defesa  do consumidor em nível local.

 

Entre as ações  desenvolvidas,  Marcelo manteve encontro com representantes da rede bancária local ( principalmente Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco), da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina (Acina),também com participação do Procon Municipal.

 

Na ocasião foram abordados assuntos como o tempo de espera de consumidores para o atendimento e discutida a realização de  evento denominado “resolva já” que consiste na realização  de mutirão com objetivo de  resgatar ou restaurar créditos de consumidores por meio de negociação com  empresas credoras com amplas possibilidades de  formalização de acordos que beneficiem o devedor e permita ao credor recuperar os valores.

 

Com relação a essa iniciativa, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast traz consigo experiência de evento realizado em Campo Grande no ano passado onde, de 1.396 atendimentos, que  envolveram as empresas concessionárias Energisa e Aguas Guariroba, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, 1.172 culminaram em acordo entre as partes.

 

Ainda em Nova Andradina, ocorreu a posse do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, com presença  de várias autoridades entre as quais o prefeito José Gilberto Garcia, vereadores e  representantes do Judiciário local.

 

Coube  ao superintendente do Procon Estadual, participando da solenidade,  ministrar palestra sobre as atribuições do Conselho Municipal e definir o Fundo Municipal do Consumidor,  detalhando suas  aplicações.

 

Salomão participou, também, na OAB local, de encontro que tratou, entre outros assuntos, de filas de espera para atendimento em bancos detalhando as leis que amparam o cliente ( consumidor) e a necessidade de  haver fiscalização que leve os estabelecimentos a obedecer  essas normas.

 

Como resultado da reunião ficou acertada a aproximação da OAB de Nova Andradina, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, com o Procon Municipal , o que  vai ocorrer com a entidade que reúne  os advogados repassando tanto ao órgão Municipal  como ao Estadual de defesa do consumidor as demandas a que receberem e, tanto quanto possível, participando de suas soluções.

 

 

 

(Waldemar Hozano)

Please reload

RSS Feed